Perguntas frequentes

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE foi instituída pelo Decreto Nº 6.666 de 27/11/2008 com a seguinte definição: Conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.
Na INDE, a disponibilização, o compartilhamento e o acesso a dados e informações geoespaciais (IG) e aos serviços relacionados se realizam mediante uma rede de servidores integrados à Internet, reunindo produtores, gestores e usuários de IG no ciberespaço. A essa rede de servidores denomina-se Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais - DBDG.
Evento bianual que teve início em 2018, na comemoração dos 10 anos da INDE. Tem por objetivo empreender um balanço das contribuições acadêmicas e corporativas no domínio das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs), que possam estimular a introdução ou melhoria de práticas e o direcionamento de ações, visando à expansão e aperfeiçoamento da INDE e o desenvolvimento das múltiplas dimensões de tratamento e gerenciamento da geoinformação.
Instituições públicas federais, estaduais, municipais e distritais.
Enviar email para dbdg@inde.gov.br informando interesse em aderir à INDE. A equipe do DBDG entrará em contato para informações adicionais.
Termo assinado pela instituição no momento da adesão ou caso haja alteração nos dados como: a modalidade de adesão, dados do responsável pela adesão. A instituição é responsável por manter esse termo atualizado e se compromete a manter os dados e metadados atualizados nos catálogos.
A instituição pode escolher uma das modalidades abaixo, podendo alterar a forma de adesão, quando achar necessário. Para isso, deve solicitar pelo email dbdg@inde.gov.br a troca da modalidade e enviar novo termo de adesão:
  • Nó Próprio - a instituição mantém toda a sua própria infraestrutura;
  • Nó Central - o DBDG mantém a infraestrutura para a instituição cadastrar seus geosserviços e metadados;
  • Nó Misto - a instituição mantém a infraestrutura do Catálogo de Geosserviços e o DBDG mantém a infraestrutura do Catálogo de Metadados ou a instituição mantém a infraestrutura do Catálogo de Metadados e o DBDG mantém a infraestrutura do Catálogo de Geosserviços.
  • Manter todos os dados do Termo de adesão atualizados;
  • Manter os dados dos Catálogos de Geosserviços e de Metadados atualizados;
  • Em caso de adesão na modalidade Nó Próprio, manter os seus Catálogos de Geosserviços e Metadados funcionando plenamente e avisar, pelo email dbdg@inde.gov.br, caso haja alguma ocorrência. Por exemplo, troca de URL ou serviço inoperante.