Como Fazer Parte
Adesão à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE)
Ingressar no Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais (DBDG) como produtor ou provedor de dados geoespaciais é uma das formas mais efetivas de participação no desenvolvimento da INDE. Todo produtor de dados geoespaciais do setor público poderá integrar a rede do DBDG ativando o seu respectivo Nó nessa rede, a fim de disponibilizar seus dados, metadados, produtos e serviços associados através do Geoportal da INDE.
No processo de adesão à INDE estarão envolvidos a organização pública interessada em tornar-se membro do DBDG (Ator) e o Gestor do DBDG (IBGE).
Roteiro para solicitação de adesão à INDE
1) Solicitar adesão
Através de seu representante, o Ator solicita ao Gestor do DBDG sua adesão à INDE por ingresso no DBDG, enviando um ofício ou e-mail para dbdg@inde.gov.br, indicando no assunto: Solicitação de Adesão à INDE de (nome da instituição).
2) Preencher e assinar o Termo de Adesão
O Gestor do DBDG enviará um Termo de Adesão ao representante do Ator, que o preencherá informando os dados de contato da equipe técnica responsável pela implantação e administração do seu Nó no DBDG. O Termo de Adesão preenchido deverá ser retornado para dbdg@inde.gov.br.
Modalidades de adesão ao DBDG:
São três as modalidades de adesão à INDE por ingresso no DBDG:
• Uso de infraestrutura própria, modalidade Nó Próprio - quando o Ator dispõe da infraestrutura necessária para ingressar no DBDG (hardware, software, equipe técnica para executar os procedimentos e manter os sistemas, etc.).
• Uso de infraestrutura do Gestor do DBDG, modalidade Nó Central - quando o Ator não possui ou não planeja manter infraestrutura própria para ingressar no DBDG, ele tem a opção de usar a do Nó Central.
• Uso em parte da infraestrutura do Gestor do DBDG, modalidade Mista - quando o Ator não possui ou não planeja manter totalmente a infraestrutura própria para ingressar no DBDG, ele tem a opção de usar parte do Nó Central e parte da sua própria infraestrutura.
Ao preencher o Termo de Adesão, o representante do Ator deverá indicar a modalidade de adesão de escolha da instituição requerente.
Caso necessário, o representante do Ator poderá entrar em contato com o Gestor do DBDG para obter orientação na escolha da modalidade de adesão mais adequada e uma avaliação das suas necessidades específicas de capacitação e suporte.
Passos seguintes à adesão
1) Recebimento de login e senha para as ferramentas
Após envio do Termo de Adesão preenchido e assinado, o Ator:
a) Se fizer a adesão na modalidade Nó Próprio, deverá preparar o ambiente de hospedagem do Nó e a sua infraestrutura de TIC para compatibilizá-la com as recomendações de projeto do DBDG documentadas no Plano de Ação da INDE. Feito isso, o Ator deverá enviar o link do seu catálogo de metadados geoespaciais e o link do seu catálogo de serviços.
b) Se fizer a adesão na modalidade Nó Central, o Ator fará uso da infraestrutura de TIC provida pelo Gestor do DBDG. Neste caso, o Ator receberá o acesso para as duas plataformas utilizadas na INDE: catálogo de metadados (GeoNetwork) e servidor de mapas (GeoServer).
Na modalidade Nó Central, compete ao Gestor do DBDG administrar e manter o Nó Central (do DBDG), cabendo ao Ator manter atualizado o conteúdo (dados, metadados e serviços) do seu Nó DBDG, que utilizará a infraestrutura do Nó Central.
2) Capacitação do Ator para implantação do Nó
Caso pertinente, o Gestor do DBDG oferecerá o treinamento necessário para que a equipe técnica do Ator esteja em condições de realizar as ações de implantação do seu Nó no DBDG. Basicamente, o conteúdo do treinamento poderá cobrir a totalidade ou parte dos seguintes tópicos:
• Infraestruturas de Dados Espaciais;
• Metadados geoespaciais e GeoNetwork;
• Geosserviços e GeoServer;
• Visualizador de dados da INDE (VINDE).
O Gestor do DBDG estará à disposição para uma reunião prévia de esclarecimentos e orientação visando:
• Avaliar a modalidade de adesão mais apropriada para o Ator;
• Analisar a infraestrutura de TIC do Ator para implantar o seu Nó no DBDG;
• Analisar as necessidades específicas de treinamento do Ator.