No dia último dia 22 de junho, o Comitê da Política Nacional de Geoinformação (CPNGeo) realizou sua segunda reunião.
O ponto de partida dos trabalhos do CPNGeo está sendo o texto elaborado pelo Comitê-Executivo da CONCAR, formado a partir do Fórum Intergovernamental de Gestores de Geoinformação (FIGG) que trabalhou a proposta de uma Política Nacional de Geoinformação durante o período de 2013 a 2014. A partir de uma dinâmica de perguntas-chave várias questões foram suscitadas a respeito do texto que será trabalhado pelo comitê. Dentre os pontos discutidos, merece destaque a conclusão de que será necessária uma avaliação do texto do Decreto-Lei 243/1967, para fins de compatibilização com a nova política.
A reunião ocorreu no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em Brasília, e contou com recursos de vídeo conferência possibilitando a participação virtual de membros de outros estados. Estiveram presentes: Ministério do Planejamento, Ministério da Defesa, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ministério da Cidades, Associação Nacional de Empresas de Aerolevantamento (ANEA), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Bahia), Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG), Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além da Secretaria Executiva da CONCAR.
A primeira reunião aconteceu no dia 8 de junho também em Brasília e a próxima reunião está pré-agendada para o dia 03 de agosto.
Fonte: SE CONCAR