A iniciativa Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE, continua a sua escalada de adesões com a finalidade de ofertar mais informações geoespaciais à sociedade.
Na semana de 3 à 7 de abril houve uma série de reuniões com esse objetivo, a saber:
No dia 05 de abril, encontro com os representantes da Empresa de Pesquisa Energética – EPE tem por finalidade prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, tais como energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados, carvão mineral, fontes energéticas renováveis e eficiência energética, dentre outras. A reunião para adesão da EPE aconteceu em sua sede no Centro do RJ, contando com a presença dos representantes Secretaria Executiva da CONCAR, IBGE e CINDE) – Valeria Araújo e Rafael Lopes, bem como dos representantes da EPE, Srs.(as) Hermani Vieira, Rodrigo Guimarães, Thiago Galvão, Cláudia Bento e Elizabete Fonseca.
No dia 06 de abril, foram realizados contatos com os representantes do Projeto Ciência Aberta Ubatuba. Esse projeto é uma plataforma criada para promover a articulação entre pesquisa científica, comunidades e organizações sediadas na cidade de Ubatuba. Trata de desenvolver o campo das práticas científicas abertas e colaborativas, particularmente na criação de pontes entre ciência e desenvolvimento local, o projeto conta com o apoio do CNPQ, dentre outros atore locais e nacionais. Participou da reunião pela INDE, Valéria Araújo e pelo Projeto, Henrique Parra da Universidade Federal de São Paulo, Sarita Albagli do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ) e Allan Iwama, consultor do projeto.
Por fim, no dia 07 de abril, foi realizada reunião com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) nas dependências do IBGE, com os representantes do instituto e IBGE. O INEA tem como missão proteger, conservar e recuperar o patrimônio ambiental do Estado do Rio de Janeiro para promover a agenda do desenvolvimento sustentável, sendo um orgão gestor ambiental de referência, exercendo um papel estratégico no desenvolvimento do Estado. Os dados a serem disponibilizados pelo instituto enriquecerão o acervo da INDE no que se refere à prevenção, controle e recuperação do meio ambiente do Rio de Janeiro, Biodiversidade e áreas protegidas, além de gestão das águas. Além dos técnicos do INEA, Carlos Eduardo Ferreira e Nathalie Chagas, participaram pela equipe da INDE, Rafael Lopes, Valéria Araújo, Rogério Borba e Sônia Bastos.
Como desdobramentos dessas reuniões:
Os atores verificarão com suas instituições os tramites para a assinatura do Termo de Adesão e decidindo pela modalidade de adesão;
Solicitações de apresentações da INDE para dirigentes e analistas;
Avaliações das necessidades de capacitação em parceria com as instâncias da INDE.
Podemos observar que aos poucos o acervo da INDE vai se diversificando e enriquecendo ofertando aos seus usuários novas possibilidades de integração de informações.
Atualmente a INDE conta com 14.839 metadados e 1126 geosserviços carregados no visualizador da INDE (VINDE).
Convidamos a todos a entrarem na página da INDE e usar cada vez mais suas informações.
Acessar em: http://www.inde.gov.br/