Apresentação

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) foi criada por meio do Decreto Presidencial nº 6.666 (27/11/2008) e completa quatorze anos em novembro de 2022.

 

A INDE é concebida como um conjunto integrado de tecnologias, políticas, mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento, padrões e acordos, para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso de dados geoespaciais, por cidadãos e organizações públicas e privadas. Tornou-se um instrumento de gestão democrática, aberta, que possibilita o processamento de geoinformações as mais diversas áreas e interessados, oferecendo suporte ao planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

 

O IBGE, em seu papel de Gestor do Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais, realiza o 3º Simpósio sobre Infraestrutura de Dados Espaciais (III SBIDE). O III SBIDE tem por objetivo empreender um balanço das contribuições acadêmicas e corporativas no domínio das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs), que possam estimular a introdução ou melhoria de práticas e o direcionamento de ações, visando à expansão e aperfeiçoamento da INDE e o desenvolvimento das múltiplas dimensões de tratamento e gerenciamento da geoinformação. A temática deste ano pretende destacar a Geoinformação aberta para desenvolvimento sustentável.

 

O 3º Simpósio Brasileiro de Infraestrutura de Dados Espaciais será um evento misto, corporativo e acadêmico, para promover a sinergia entre a academia e as diversas instâncias do Governo Federal, Estadual, Municipal e do setor privado, interessadas. Este evento visa apresentar, discutir e promover a troca de conhecimento e experiências em questões tecnológicas, o estado da arte da implementação de IDEs, normas e padrões estabelecidos nacionais e internacionais, e instruções para adesão à INDE, bem como iniciativas de desenvolvimento e pesquisa relacionadas com a INDE.

 

 


III SBIDE, de 18 a 21 de outubro de 2022, evento ONLINE com inscrições gratuitas

Tema do evento: Geoinformação aberta para o desenvolvimento sustentável.